Balao
Urologia

Apesar de ser associada à saúde do homem, a urologia é especializada no trato urinário de homens, mulheres e crianças, além do sistema reprodutor masculino. O médico urologista é o responsável pelo exame preventivo da próstata, por exemplo, mas também trata de casos como cistite, infecções urinárias - comuns em mulheres -, cálculo renal, câncer de pênis, câncer de testículo, disfunção erétil, infertilidade masculina, DSTs, entre outras.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, dentro da área há, ainda, subespecialidades. São elas:

Andrologia: especializado no sistema reprodutor masculino, função sexual e regulação de hormônios.

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST): tratamento de doenças como sífilis, herpes e gonorreia.

Laparoscopia: especialização em cirurgia minimamente invasiva.

Transplante Renal: mecanismos de transplante

Urolitíase (Endourologia): cálculos renais formados nos rins, ureter ou bexiga.

Urologia Feminina: problemas como incontinência urinária, cistite, infecções urinárias.

Urologia Pediátrica: especializado no tratamento de crianças.

Uroneurologia: patologias do trato urinário consequentes de distúrbios neurológicos.

Uro-oncologia: tratamento de tumores urológicos, como câncer de próstata, de bexiga, testículo, entre outros.

rodape
Praça Flor de Linho, 24